Candidato ideal: como escolher?

Com um cenário econômico e político mais realista, o empresariado brasileiro já projeta contratações para 2019 e aumentar o quadro de funcionários exigirá habilidade e organização.

De acordo com o último levantamento divulgado pelo IBGE são 12,4 milhões de desempregados e buscar um candidato ideal exigirá muita experiência diante de tantas ofertas. Algumas dicas são fundamentais para escolher o candidato certo para as vagas que a empresa pretende preencher:

• Considere que o candidato com todas as qualificações no perfil nem sempre é aquele que conseguirá se encaixar com a proposta da empresa;
• Desmistifique que o candidato que frequentou a melhor faculdade ou teve a melhor experiência será, invariavelmente, o funcionário perfeito;
• Escolha quem está predisposto a incorporar a missão e a visão do negócio.

Após rastrear o candidato que tem mais afinidade com a vaga, entenda qual é o perfil dele e se há semelhança com a cultura da empresa, pratique o princípio do “fitculture” (conceito cada vez mais usado no mundo corporativo): se o candidato não tem o “encaixe” certo com a cultura organizacional, veja mais opções.

O LinkedIn ou grupos de interessados por um mesmo assunto ou setor de atuação da sua empresa são ferramentas que ajudam no processo de recrutamento de novos colaboradores.

Uma excelente dica é olhar para dentro – por vezes, as responsabilidades que um funcionário tem estão aquém do compromisso que ele já tem com a empresa e pode ser um talento a ser considerado para a nova vaga. Portanto, esteja atento aos talentos internos que já estão engajados à cultura do seu negócio.