Que tal começar cumprir as metas do ano?

Um novo ano nos estimula a sonhar, planejar e realizar aquilo que não foi possível. De acordo com especialistas, metas são pontos que objetivamos alcançar em um curso de tempo, mas somos movidos por diferentes acasos e oportunidades para sair da linha e trair nossas metas.

Não podemos esquecer que metas são definições fundadas em um momento de certeza, mas somos presos ao presente e mudamos nossas prioridades baseados nas urgências do dia a dia.
É importantíssimo ser plenamente honesto em razão dos porquês dessa meta ser importante para sermos quem queremos ser. Portanto, vamos começar o ano com alguns conselhos úteis para conseguirmos cumprir nossas metas? Então, vão aqui algumas dicas:

• Estabeleça metas “SMART” e seja realista
A sigla SMART, vinda do inglês, prevê 5 critérios para estabelecer uma meta. S específica (specific) , M (Measurable) mensurável, A (Assignable) atingível, R (relevant) relevante e T (time-based) temporal. Isso significa que ao estabelecer metas, precisamos pensar nesses 5 critérios. Não ignore a realidade e considere experiências anteriores para não se frustar. Haverá mais oportunidades para começar na próxima fase, então estabeleça metas realistas (metas claras de curto prazo), pois serão importantes para que seu caminho seja realizado. Se concentre em um ou dois objetivos mais importantes. Quebre os objetivos em pedaços administráveis. Esse talvez seja o ingrediente mais essencial para o sucesso, pois quanto mais planejamento você fizer agora, maior a probabilidade de chegar lá no final.

• Escolha seus objetivos com cuidado e tenha crença em você
Concentre-se nos objetivos que terão o maior impacto em sua felicidade, saúde e realização. É importante reservar um tempo para pensar e planejar suas resoluções e estabelecer um prazo é vital para a motivação. A única maneira de derrotar a dúvida é acreditar em si mesmo. Um dos melhores caminhos para aumentar a confiança é a autoestima e as experiências do passado – dessa forma passamos a ter mais confiança no nosso potencial e capacidade de realização.

• Anote tudo e premie suas conquistas
Manter um registro escrito do progresso das atividades ajudará a manter uma atitude positiva. Melhorar o desempenho regularmente oferece feedback positivo que encoraja a continuar. Pense também nas recompensas e benefícios que você dará a si mesmo quando atingir marcos importantes. Isso é importante para estimular a continuidade do processo.

• Não desista!
Deslize é quase inevitável em algum momento e não deixe isso se tornar uma desculpa para desistir. As pessoas com maior auto-estima e confiança estão em uma posição muito melhor para ter sucesso. Ter um forte senso de controle sobre sua vida é necessário para manter seus planos. Aqueles que culpam a todos não terão os recursos necessários para mudar.

Reconheça e valorize a sua felicidade – vale o tempo e o esforço para alcançá-la.

Monica Pavan